quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A homenagem tarda.

Estava eu a cumprir o meu serviço militar obrigatório, e um 1º sargento pergunta-me: ó Viana, de que freguesia é? Eu disse "não vale de nada eu dizer que o meu 1º não conhece", mas depois de tanto insistir acabei por lhe dizer, e ele ficou um pouco calado, sorriu e disse, "meu caro amigo, eu conheço Viana do Castelo porque fui com o rancho da minha terra a Santa Marta de Portuzelo; conheci também um homem que gostava muito do vosso folclore". Escusado será dizer que me comovi com aquelas palavras, e pensei para comigo, "afinal a minha terra é conhecida em muitos lados". Isso devia-se a um homem, mas com H grande.
De alguns anos, a esta parte, houve um grupo de amigos que se juntaram, para fazer um busto em homenagem deste homem; pediram apoio à junta de freguesia, só que o busto ainda não foi feito, e acredito que não foi por falta de vontade do dito grupo. No entanto, um bem-haja a quem deu o seu nome a uma rua de Santa Marta.
Não nos podemos esquecer que o Doutor Sousa Gomes não gostava apenas do folclore, mas também da sua profissão: evitou muitas vezes o sofrimento das dores, e também da carteira a muito boa gente da nossa terra, e certamente que mesmo longe de nós, ele iria agradecer se não nos esquecêssemos dele.

Sem comentários: