O Natal é, sem dúvida, uma das celebrações mais complexas do calendário religioso português, no qual se observam elementos de cultos solsticiais e dos mortos, cerimónias da liturgia cristã comemorativas do nascimento de Jesus Cristo, entre outros.
Actualmente, devido a uma crescente globalização, o Natal português começa a ser influenciado por outras culturas, tendo um pouco a ver com muitos dos filmes americanos, e um dos factos que se verifica é a tendência de se substituir o menino Jesus pelo Pai natal na entrega dos presentes os conhecidos e tradicionais presépios que, nos elucidam e que representam o nascimento de Cristo, que constituem um dos motivos mais notórios da história popular Portuguesa. Contudo isto não quer dizer que as tradições natalícias portuguesas desapareceram!
No dia 24 Dezembro, véspera de Natal, à noite, em certas partes do país (especialmente no norte) tem lugar a ceia do natal, chamada de consoada), nesta serve-se bacalhau cozido e a doçaria cerimonial (rabanadas, sonhos, mexidos, etc.). Ainda no dia 24, no final da ceia, há a missa do galo à meia-noite, embora actualmente esta missa esteja a cair em desuso. No dia 25 dia de natal, há a tradicional roupa velha e a continuação dos restos do dia da consoada. O Natal é uma ocasião de ofertas e presentes cerimoniais.
Nesta quadra natalícia desejo que os corações das famílias de Santa Marta sejam iluminados, com a luz da vida com muita paz e amor neste natal, e que tenham um feliz ano novo.
Joaquim Parente Antunes.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário